quinta-feira, agosto 18, 2011

Câmara aprova e decreta seu Brasão Oficial


Foi aprovado por unanimidade na última sessão o decreto legislativo 001/2011, de autoria do presidente da casa João Evangelista, que institui e oficializa o Brasão da Câmara de Vereadores de Apodi. "É um marco histórico para nossa casa e Brasão serve para mostrar o quanto somos forte e temos valor. É um trabalho que foi criado com muito cuidado e que imprime a história do povo apodiense, povo que sempre lutou muito e teve muito orgulho das suas riquezas naturais", explicou entusiasmado o vereador Evangelista, idealizador do projeto.



O brasão começa pela escolha do formato. Os antepassados são relembrados e o formato de escudo representa as disputas pelas terras desde 19 de abril de 1680, que marcaram a ocupação da sesmaria da ribeira do Apodi.


A coroa representa o período de colonização, momento em que Apodi foi colocada no processo com a doação da Sesmaria aos irmãos Nogueira que aqui habitaram e começaram a exploração das nossas terras.


Segundo a tradição, o rio e a região eram conhecidos pelo nome de Podi, em referência ao índio Potiguassu e, na decisão jurídica a respeito da posse das referidas terras, a palavra Podi passou a ser Apodi, por questão de pronúncia.

Sangrentas e duradouras batalhas foram travadas com os índios da região, o que ocasionou uma desistência
momentânea por parte dos colonizadores. As flechas representam a resistência dos primeiros moradores de Apodi e marcam a história do município.

O território experimentou uma época de progresso e desenvolvimento, sendo bem explorado e conquistado em virtude da presença dos padres jesuítas que instalaram em janeiro de 1700 na Aldeia do Apodi, a Missão, com o objetivo de catequizar os índios. Estas missões estão simbolizadas pelas cruzes no topo da coroa.
Instalada às margens do Rio Apodi e da Lagoa de Apodi, a cidade cresceu e foi se desenvolvendo e sendo abençoada pela riqueza do solo e pelas águas que são representadas no centro do Brasão. A água tem cada vez mais sentido com a chegada da Barragem de Santa Cruz, obra que desenvolveu e fomentou a irrigação de diversas terras do nosso Estado.
Para compor o brasão fizemos a reprodução de uma figura rupestre, encontrada no Lajedo de Soledade
e que representa um dos maiores potenciais turísticos do nosso estado.

Apresentamos o sol nascente que renova o sonho do povo Apodiense e foi desenhado baseado na folha de Carnaúba, que é encontra às margens da Lagoa de Apodi.
Por fim, colorimos o Brasão com as mesmas cores da Bandeira Oficial do Município.

“Vou continuar fazendo uma oposição firme” afirmou Junior Carlos


Único inscrito no pequeno expediente desta quinta-feira, 18 o Vereador Júnior Carlos PSB trouxe sua palavra parabenizando o Presidente Evangelista pelo seu aniversario completado ontem, desejando-o muitas felicidades.

Ele frisou que hoje foi um dia especial para ele, pois a casa recebeu o grupo dos Gideões, que presentearam a todos os Vereadores com um novo testamento, incentivando a todos pela leitura das escrituras sagradas que é guia de todo ser humano.

O Vereador parabenizou o Presidente pela iniciativa de criar um Brasão para o poder legislativo de Apodi. Em contrapartida ele mais uma vez cobrou de Evangelista a aquisição de outra emissora para transmitir as sessões.

O parlamentar falou de uma reunião que participou no Vale do Apodi, no Sitio Trapiá e dos problemas similares em todas elas, clamando que o poder executivo acorde para tais problemas tente solucionar de forma urgente.

Evangelista enaltece inovações na CMA


Primeiro inscrito no grande expediente o Vereador Evangelista do PR trouxe sua palavra pela primeira vez no segundo semestre de 2011, registrando inicialmente sua felicidade por voltar a conduzir os trabalhos legislativos, se dizendo preparado para conduzir as atividades legislativas.

Ele fez questão de registrar o apoio recebido por ele e sua família no momento difícil que o mesmo passou recentemente, enaltecendo a condução dos trabalhos pelos demais vereadores enquanto ele esteve ausente.

Quanto a cobrança dos Vereadores para aquisição de uma nova rádio para transmitir a sessão, ele frisou que está tudo certo para que na próxima quinta-feira duas ou mais rádios estejam transmitindo a sessão. Ele disse ainda que também na próxima semana o portal da câmara estará no ar, abrindo um leque de oportunidades para os Vereadores e toda população.

Evangelista frisou o momento importante que se está discutindo que o eventual aumento de cadeiras na CMA, onde se mostrou favorável a idéia, trazendo a tona opiniões de intelectuais, frisando que a casa é feita por pessoas que gostam do povo, enumerando qualidades de vários Vereadores, ou seja, a mistura de idéias e opiniões que existe na casa do povo.

Sobre a criação do Brasão da CMA, o Presidente afirmou que a casa precisava ter essa referencia, esse símbolo, por isso se fez algo baseado na história de Apodi, afirmando que esse símbolo ficará para todo sempre sendo o escudo da casa do povo, e que isso será um marco na história legislativa de Apodi.

Por fim ele desejou a todos os apodienses uma boa vaquejada, trazendo votos paz e felicidade a todos que vão participar dessa grande festa.

Ângelo alerta o poder público para vários problemas de Apodi


O Vereador Ângelo Suassuna do PV, trouxe sua palavra nesta quinta-feira, 18 trazendo em primeiro lugar saudações ao Presidente Evangelista pela volta a presidência da casa e por ter comemorado mais um ano de existência ontem.

Ângelo falou sobre a apresentação de um projeto da Fundação Dario Pereira, apresentado aos Vereadores pelo professor Jorge de Niná, afirmando que o mesmo é de suma importância, pois premia à crianças e adolescentes que realmente precisam, pedindo aos colegas que aprovem um projeto vindouro para tal fundação do poder executivo.

Ele falou de sua tristeza diária por não ver a conclusão do calçamento da Avenida Vight Rosado, e ainda a escuridão que a noite a mesma se encontra, frisando que espera que o poder público acorde para estes problemas, já que várias famílias estão sendo prejudicadas.

Outro problema alertado pelo Vereador foi questão das estradas vicinais de nossa cidade que se encontram em total abandono, o que prejudica toda população ruralista de nossa cidade, citando como exemplo uma estrada existente na comunidade do Sitio Caboclo, onde é impossível se transitar de alguma forma, pedindo que a prefeita se sensibilize com esse grave problema que alcança todos.

O parlamentar falou das dificuldades do esporte de nossa cidade, citando uma visita que fez a secretaria de juventude esporte e lazer, onde comprovou que lá não existe se quer uma bola de gude, ou seja, não tem nenhum tipo material esportivo para doar aos desportistas mais carentes de nossas comunidades.

Sobre o projeto que aumenta o numero de Vereadores na casa do povo, o Vereador se mostrou favorável, frisando que não vai aumentar gastos para a população, mas sim a representatividade de todas as regiões da nossa cidade.

Vereador Paulo de Telécio alerta para problemas na saúde local


O Vereador Paulo de Telécio PPS usou da tribuna na manhã desta quinta-feira, 18 falando sobre a questão da saúde de nossa cidade, alertando para uma ambulância que a vários dias está paralisada, mas que está sendo concertada pela municipalidade, criticando que se use ambulâncias pequenas gerando gastos similares a ambulância maiores e mais confortáveis para os pacientes.

Paulo chamou a atenção da prefeita para ver essa questão, onde carros estão parados em certas secretarias, sendo depenados para concertar outros, o que em sua ótica está totalmente errado, que não se pode quebrar uma saveiro para que outros carros voltem a rodar.

Chico de Marinete lamenta falta de compromisso da prefeita


No grande expediente o Vereador Chico de Marinete PC do B, trouxe sua participação parabenizando Evangelista por está vendo essa questão de expandir a cadeia de rádios que transmite a sessão ordinária para toda população de Apodi.

Ele convidou a todos para participarem da grande vaquejada de Apodi, uma tradição de vinte e cinco anos, da sua família Ferreira Sales, frisando que é um orgulho para todos. O Vereador convidou os colegas para participar de uma missa no Sitio Carrasco amanhã as 10h00minh em memória do Senhor Luis Pamplona.

Chico falou da visita dos Vereadores na última quinta-feira a obra das passagens molhadas, uma obra importante para todo Vale e toda população de Apodi frisando problemas que existem como falta de carteiras assinadas, fardamento entre outros.

O Vereador voltou a lembrar uma promessa da prefeita de construir abrigos de passageiros nas comunidades de Frei Damião e São Manoel e ainda uma passagem molhada no Sitio do Góis, lamentando que tais promessas foram feitas a mais de um ano e que nada foi cumprido por parte do poder executivo, afirmando ser lamentável que a chefe do executivo não cumpra com sua palavra.

Genivan Varela lamenta situação do açougue público de nossa cidade


Genivan Varela, Vereador pelo PC do B usou da tribuna do grande expediente parabenizando inicialmente o Vereador Evangelista pela passagem do seu aniversario no dia de ontem.

Quanto aos problemas citados pelos colegas, ele falou especificamente das estradas vicinais de Carpina e Cabloco que se encontram em situação lamentável, onde os próprios moradores tem que fazer reparos nessas estradas.

O Vereador criticou a falta de assistência que os seus colegas enfrentam, citando Paulo de Telecio como exemplo que é Vereador em Apodi, mas que tem que recorrer várias vezes ao prefeito de Severiano Melo para fazer algo em prol de nossa gente, sendo esse um fato triste, lamentável para nosso povo.

Ele relatou uma visita sua e de seu colega Chico de Marinete, a comunidade de Santa Cruz onde acompanhou a revolta de morador por uma promessa não cumprida da prefeita de construir uma quadra de esporte, quando ela mesma prometeu a este senhor de idade e mais uma vez não chegou a cumprir sua palavra.

O parlamentar fez duras criticas ao abandono do açougue público de nossa cidade, afirmando ser deplorável a forma que o mesmo se encontra, alertando para a falta de higiene para nossa população e para turistas que vêem participar da festas de nossa cidade.

Nilson Fernandes defende recuperação das estradas da Chapada do Apodi


O Vereador Nilson Fernandes PMDB último inscrito no grande expediente trouxe sua congratulações ao Presidente Evangelista pela passagem do seu aniversario, desejando ao mesmo muita paz e alegria.

Sobre a visita do grupo Gidões a casa do povo, o Vereador se mostrou muito feliz por isso, pedindo aos colegas que essa palavra semeada pelos Gideões continue plantada dentro do coração de cada parlamentar.

Ele pediu que se encaminhasse pedido para secretária de saúde de nossa cidade para tentar se resolver um problema que atormenta a todos que a questão da peste da muriçoca, que mesmo sendo um problema que surge da natureza tem que se tomar providencia para tal fato.

Relacionado à cobrança dos colegas Vereadores sobre as estradas vicinais ele frisou que é necessário se ver que a maiorias dessas estradas foram feitas por empresas contratadas pelo governo da época de Iberê, afirmando que entende que realmente a prioridade são as estradas vicinais da Chapada, por isso tem que se falar muitas vezes com conhecimento de causa.

Por fim ele lamentou a morte de Dona Maurina do Bairro IPE, mandando pesares a toda família pela perca irreparável.

Requerimento 121/2011 – De autoria do Vereador Chico de Marinete


Solicita do poder público que envie a casa cópias de todos os decretos que abrem crédito suplementar em 2011.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 122/2011- De autoria do Vereador Júnior Carlos


Solicita que a prefeita envie a casa cópia do convenio celebrado entre prefeitura e APAMI para o exercício de 2011.

APROVADO por 6x2.

Requerimento 123/2011- De autoria do Vereador Ângelo Suassuna


Que seja expedido oficio a secretária de saúde pedindo que a mesma tome providencias quanto a peste de muriçocas, inclusive com o uso de carro fumacê para diminuir tal problema.

APROVADO de forma unânime.

Moção de aplausos 002/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Moção de aplauso pelo excelente serviço prestado pelo Senhor Capitão Inácio Brilhante chefe da Companhia de Policia Militar de nossa cidade.

APROVADA de forma unânime.

Emenda a Lei orgânica 001/2011 – De autoria do poder legislativo


Dá nova redação a referida lei orgânica, mais especificamente do artigo 43 que disciplina sobre os numero de Vereadores para próxima legislatura, alterando o parágrafo que estabelece a alteração do número de Vereadores. Foi sugerido pela maioria dos Vereadores fosse anexa a emenda que se fixasse o numero de treze vagas.

APROVADA de forma unânime apenas a questão da modificação do número de Vereadores sem fixação do número de cadeiras.

Projeto de Lei 038/2011 – De autoria do poder executivo

Autoriza o poder executivo a abrir credito suplementar até o limite de R$ 28.839,30 destinados a Fundação Dario Pereira. O projeto trata de dotação orçamentária para tal fim.

APROVADO de forma unânime.

Veto ao Projeto de Lei 018/2011 – De autoria do poder executivo

A prefeita decidiu vetar parcialmente emendas ao referido projeto alegando inconstitucionalidade, repassando a casa tais motivos que a levaram a tal veto. A votação ao veto seguindo o regimento interno da casa de seu de forma secreta.

APROVADO veto mantido pelo placar de 5x4.

Projeto de decreto legislativo 001/2011 – De autoria da presidência da casa


Projeto que cria um brasão para o poder legislativo de Apodi, criando o símbolo oficial da casa do povo de Apodi.

APROVADO de forma unânime.