quarta-feira, abril 07, 2010

I Conferência Municipal de Saúde Mental será hoje e reunirá especialistas da área em Apodi

Especialistas estarão reunidos nesta terça-feira, na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para a realização da I Conferência Municipal de Saúde Mental de Apodi.

A conferência, organizada pelo programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, tem como coordenadora a psicóloga Cyntia Vanessa Pinheiro de Souza e será desenvolvida baseada em três eixos de discussão: "Saúde mental e políticas de estado: Pactuar caminhos intersetoriais", "Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial" e "Consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer os movimentos sociais".

De acordo com a coordenadora de Saúde mental de Apodi, Cyntia Vanessa, a conferência tem o objetivo de, a partir da análise da situação de saúde do município, discutir e propor diretrizes de política da saúde mental.

A Conferência Municipal contará com toda equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), representantes dos Programas Saúde da Família, (PSF), Conselho Municipal de Saúde, Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, representante da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, Instituto Nacional de seguridade Social (INSS), Ministério Público Estadual, II Unidade Regional de Saúde (II URSAP), juíza da vara Cível da Comarca de Apodi, representantes e familiares dos usuários do sistema de saúde mental do município num total de mais de 50 participantes.

A prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), confirmou presença ao evento juntamente com o secretário de Saúde, Ivanildo Lima.

A programação será iniciada às 13 horas com previsão para encerramento às 17 horas, com a realização de várias atividades. A plenária final da I Conferência Municipal de Saúde Mental aprovará o Relatório Final que estabelecerá as diretrizes de política de saúde mental a serem incorporadas nos instrumentos de planejamento do SUS, quais sejam, Plano Municipal de Saúde.

A etapa municipal da Conferência é preparatória para as etapas estadual e nacional que ocorrerão em abril e maio deste ano, respectivamente em Natal e Brasília.

Fonte: Gazeta do Oeste