quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Júnior Carlos afirma que entrará na justiça contra PMA


No grande expediente o Vereador, Junior Carlos iniciou seu discurso como primeiro inscrito para fazer uso da palavra, inicialmente saudando especialmente a Dona Nenê, presente no auditório Bavenuto José de Paiva, e demais ouvintes sintonizados pelas rádios que transmitem a sessão ao vivo.

Ele pediu providências na recuperação na parede do açude da comunidade de Carnaúba Seca, frisando a importância daquele açude, informando que apresentaria um Requerimento destinado ao poder público, para recuperar de forma urgente a parede daquele açude.

Junior falou da emenda da Deputada Federal Sandra Rosado, que resultou na aquisição de dois tratores para a prefeitura municipal de Apodi, informando ainda que a parlamentar em quem votou nas ultimas eleições destinará uma emenda para construção da UBS do Vale do Apodi, visto que a região necessita.

Continuando ele falou que iria mais uma vez entrar na justiça contra a PMA, por ter está realizando mais uma vez um processo seletivo, pois ele considera isso inconstitucional, pois o mesmo entende que se existem essas vagas na PMA, a prefeita deveria abrir concurso público.

Junior falou ainda do encontro realizado na comunidade de Reforma, uma reunião do Bloco Democrático, falou da alegria de rever amigos no Vale, essa região que tanto ama, pois se sentiu muito a vontade ali, por ter tantos amigos e políticos juntos com ele.

Ele lembrou que durante o encontro os moradores cobraram a questão da reforma da caixa d’água da comunidade, por isso estava enviando Requerimento ao poder executivo pedindo providencias urgentes com relação ao problema.

“Nunca peguei nas duas pontas” afirma Nilson Fernandes


Enquanto o Vereador Junior Carlos discursava o Vereador Nilson Fernandes, se sentiu ofendido pelas palavras do colega, e disse que sempre foi de um lado ou de outro, nunca esteve dos dois lados, nunca pegou nas duas pontas.

Ele disse que quando é situação é, quando é oposição também, que não faz isso escondido de ninguém, pois é responsável por suas ações, frisando que sabe que o processo seletivo não é inconstitucional, como pregou seu colega em tribuna.

Paulo Telécio pede providências em trecho urbano da BR 405


O Vereador Paulo de Telécio usou da palavra no grande expediente, falando de um almoço que foi no fim de semana, que foi muito gratificante, afirmando que o mesmo aconteceu na Comunidade de Cápua, na região da pedra, agradecendo pela grande receptividade que teve no local.

Ele ainda falou de algumas benfeitorias que está sendo feita em açudes de comunidade rurais do nosso município de Apodi, afirmando que havia visitado alguns desses locais, e que isso realmente trás muitos benefícios as pessoas.

O Vereador ainda pediu providencias com relação a buracos que existem na BR 405, próximo ao bar de Acrizios que está ocasionando acidentes, por isso pediu a poder público ao DENIT, seja lá quem for o responsável para que um acidente de proporção maior não aconteça no local.

“Nós temos uma prefeita irresponsável” afirma Presidente Evangelista


Evangelista iniciou seu discurso frisando que estava doente acometido de uma forte gripe, que pensou em não vir a sessão, mas teve um fato que incomodou a noite toda, isso seria uma ligação recebida na noite de ontem, e por isso não poderia deixar de usar da palavra na casa.

Ele disse que poderia pagar caro pelo que iria falar, falou do salário polpudo, que é pra defender as pessoas, que isso de tribuna cidadã é de vereador covarde, que não tem coragem de falar pelo povo, pedindo desculpas as colegas de outras cidades onde existe esse mecanismo.

Ele foi enfático quando disse que a prefeita Goreti há dois anos comete crime contra as crianças de nossa cidade, citando uma dona de casa que tem dois filhos que tem o maior prazer em ir a escola deixar seus filhos, no entanto essas crianças nunca tiveram aulas normais, os alunos são liberados em meio expediente, na Escola Francisco Targino da Costa, frisando que a prefeita não sabe o que é ter filhos em escola pública, afirmando que a prefeita só serve para assinar papel, que quem manda é seu esposo, que “pensa ser o dono de Apodi”.

Ele ressaltou que em outras escolas, como Lindaura Silva, Lourdes Mota, Aurélia Torres, todas da rede municipal de ensino, informando que nas escolas estaduais já tem merenda, as aulas estão acontecendo em tempo integral, frisando que se a prefeita não resolver essa questão ele encampará uma campanha para que os alunos migrem das escolas municipais para a rede estadual de ensino.

Evangelista se disse indignado com essa situação lembrando que tramita no congresso uma lei que obriga políticos a matricularem seus filhos em escola publica, lembrando que os filhos dessas pessoas pobres estão sendo penalizados, e desafiando se os políticos teriam coragem de colocar seus filhos numa escola pública como está a nossa em Apodi.

O presidente frisou que Flávia Cristina que responde interinamente pela secretaria, tem competência sabe as condições de como se encontra a situação do ensino público, mas infelizmente a prefeita não oferece condições, que é hora dela bater na mesa e pedir que a prefeita comece a mudar essas questões.

Continuando o Vereador lembrou a alegria de seus colegas vereadores que são pais, e que tem alegria de seus filhos irem a escola, terem um futuro promissor, lembrando Arnaldo, Ângelo, Nilson, Genivan e Chico, que diariamente levam seus filhos a escola.

Em aparte Genivan Aires lembrou que na escola Valdemiro Viana, na comunidade de Santa Rosa, onde seu filho estuda, as aulas só começaram porque um morador comprou material, madeira, telhas e reformou a escola, porque do contrario, as aulas ainda não teriam sido iniciadas.

Evangelista disse que a situação em Soledade é mais grave porque além de não ter aulas, não se tem esportes, por que a quadra está fechada e os alunos não podem praticar esporte. E afirmou em alta voz: “A prefeita que é professora conseguiu piorar a educação de nossa cidade, por incrível que pareça, mas esta é verdade” frisou Evangelista.

Ele convocou a todos os Vereadores, a pressionar a prefeita a cobrar, pois não se pode mais torcer para Goreti não fazer mais nada, pediu ao esposo da prefeita para deixar a mesma ser prefeita por algumas horas, e acabe com isso de querer “ser dono de Apodi”, pois Apodi não tem dono.

O vereador citou números exorbitantes de valores que entraram nos cofres do nosso município, que com todo esse dinheiro as crianças de nossa cidade não têm se quer merenda para assistir aulas regularmente, sendo penalizados com um ano letivo muito comprometido.

Não vou me calar, vou vigiar diariamente as escolas! “Vou encerrar dizendo que não sou santo, tenho minhas falhas, mas vou mostrar que passamos de meninos como pensa o esposo da prefeita” encerrou Evangelista.

“Essa matéria é mais uma enganação da PMA” afirma Chico de Marinete


Chico de Marinete parabenizou Evangelista pelo seu discurso, dizendo que vai acompanhar as crianças de sua região, do pólo Góis saber como as mesmas estão chegando até as escolas, se realmente estão sendo tratadas da forma como merecem.

Sobre a apresentação de Requerimentos, ele disse que não está mais apresentando Requerimentos, que está apenas fazendo um balanço dos mesmos que já apresentou, já que a maioria foi reiterada, mas não foram atendidos.

O Vereador ainda falou de uma visita que fez ao Bairro Bacural, pedindo providencias com relação a problemas existentes naquele bairro, principalmente quando acontecem chuvas em nossa cidade.

Ele frisou a matéria propagada em jornais da região, onde o poder público difundiu o recebimento de 16 toneladas de sementes por parte da PMA, mas que não viu essa semente chegar de fato a quem precisa, aos bancos de sementes das associações.

Ele lembrou a atuação dessa Câmara atual, que é uma legislatura que fiscaliza, afirmando que nunca viu antes, quando ele ainda era somente eleitor, nunca viu, por exemplo, um Vereador ir à comunidade do Bregresso, desafiou a alguém dizer se já viu outro Vereador antes dessa gestão.

“É como diz Nilson, eu não sou Santo, mas estou aqui para defender o povo, falar em nome da população” finalizou Chico de Marinete.

“Quero pedir ao poder executivo que não use mentiras com meu nome” disse Hélio Machado


O Vereador Hélio Machado, falou sobre o assunto do nome de Jeone Morais indicado para a secretaria de educação, assunto relatado por Evangelista presidente da casa, explicando que o esposo da prefeita havia dito a Jeone que ele não seria nomeado secretário, por conta de interferência dos Vereadores.

Hélio Machado disse que se a prefeita tivesse consultado os Vereadores, hoje Jeone seria o secretário de educação, no entanto defendeu a situação de Flávia Cristina, e disse não entender como a mesma aceita esta situação de seu nome ser o ultimo cartucho, fica sempre sendo colocado em último plano.

Genivan Aires lamenta realização de mais um processo seletivo


O Vereador Genivan Aires começou seu discurso lembrando que esta semana esteve na comunidade de Santa Cruz, onde tomou conhecimento que a prefeita esteve na comunidade para deixar a bomba, e um carro pipa, mas lamentou que o problema ainda não estivesse resolvido, a bomba ainda não está funcionando.

Ele lamentou a realização de mais um processo seletivo, afirmou ser um desrespeito aos que estudam todos os dias na espera de um concurso público.

Genivan falou da situação drástica que se encontra a educação do nosso município, lembrando a situação da escola da comunidade de Baixa Fechada, que tem uma situação de perigo aos alunos que freqüentam aquela escola, os alunos ficam apenas de um lado da sala, pois do outro tem uma carnaúba que pode cair sobre as cabeças das crianças.

Durante o discurso do vereador o clima ficou tenso entre ele e o Vereador Nilson Fernandes, líder da bancada da situação, com palavras inflamadas de ambos os lados, tendo que ser contidos os ânimos pelo Vereador Presidente Evangelista, que pediu que Genivan Aires continuasse o discurso.

Em seguida ele pediu desculpas ao colega Nilson Fernandes pela eventual ofensa ao nobre colega, mostrando humildade na tribuna da casa, e encerrou seu discurso.

Projeto de Lei 005/2011 – De autoria do Vereador Evangelista

Que dá nome a Escola do Projeto de Assentamento de Maria de Lourdes de Sena.

Evangelista lembrou que este projeto é uma homenagem a esposa de seu Otacílio, bastante conhecido na comunidade de Soledade.

Em votação foi APROVADO à unanimidade.

Projeto de Lei 006/2011- De autoria do Poder Executivo

Autoriza o município a firmar convênio com o grupo de jovens sagrado coração de Jesus, da comunidade de Rio Novo.

A prefeita doa 8 mil reais direcionados ao grupo de jovens daquela comunidade. Evangelista pediu que o grupo de jovens de Soledade se uma e faça o mesmo para a quadra de Soledade.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 014/2011 – De autoria do Vereador Evangelista

Pede ao Poder executivo pavimentação em calçamento da Rua Valdemiro Barbosa na comunidade de Soledade.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 015/2011 – Dos Vereadores Ângelo Suassuna, Junior Carlos e Evangelista

Pede ao poder publico recuperação das caixas d’água de Reforma e Queimadas que sofrem com vazamentos nas mesmas e temem o comprometimento do sistema de abastecimento das comunidades.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 016/2011– de Autoria do Vereador Junior Carlos

Pede que seja encaminhado oficio a prefeita, pedindo recuperação da parede do açude da comunidade de Carnaúba Seca.

APROVADO de forma unânime.