quinta-feira, setembro 23, 2010

Vereadores não cedem a pressão dos motoristas e mais uma vez, rejeitam projeto que pede dotação orçamentária de 600 mil reais




Numa demonstraçao de coerência com a postura de fiscalização adotada desde o início do mandato, os vereadores da oposição mantiveram firme suas posições e não cederam à chantagem emocional de donos de veículos que transportam estudantes e rejeitaram, pela segunda vez, o projeto

Os donos de veículos que transportam estudantes do Estado e município foram à sessão, como forma de pressionar os vereadores a aprovar projeto em que a prefeita pede dotação orcamnetária de 600 mil reais, para pagamento do transporte escolar, quando o valor referente a esse serviço, é 275 mil reias.

A discussão sobre o pedido de dotação orçamentária de 600 mil reias, valor muito superior ao necessário para pagamento dos motoristas desses transportes levou os vereadores da oposição a rejeitarem o projeto na sessão passada e pedirem um parecer da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, que tem como relator Ângelos Suassuna.

De acordo com parecer da comissão, a anulação de dotação orçamentária já existente, é uma prática que fere os interesses da administração, porque infringe as leis do Plano Plurianual, da LOA e o próprio orçamento. Na prática, significa remanejar recursos que já estavam assegurados, para a construção da Praça de Eventos, por exemplo, o que os vereadores da oposição não concordam.


Presidente da AENTES Ricardo Amorim confia no trabalho dos vereadores




O presidente da Associação dos Estudantes do Nível Técnico e Superior, acadêmico de Direito Ricardo Amorim, participou da sessão e não pôde se manifestar na tribuna, por questões do Regimento Interno, mas confirmou seu apoio aos vereadores, com os quais esteve reunido no período em que o projeto foi votado e confia que a câmara jamais votaria contrário aos interesses dos universitários ou da sociedade apodiense.


Veja cópias do projeto que autoriza ajuda de custo para transporte de universitários, aprovado desde maio




Universitários fazem manifesto exigindo pagamento de ônibus que transportam universitários



Manifestantes levaram cartazes


Eles se manifestavam a cada discurso dos vereadores



O caos se instalou no município de Apodi e a culpa de tudo é dos cinco vereadores de oposição. Pelo menos era o que pensavam os estudantes universitários e de cursos técnicos que lotaram o plenário da câmara na manhã de hoje, para assistirem à sessão que acreditava-se, deveria ser votado projeto para pagamento dos transportes, cujos proprietários que estão sem receber há três meses e resolveram parar.

Os que ainda acreditavam nas promessas da prefeita Goreti Pinto ficaram surpresos ao receberem cópia do Projeto de Lei Nº 002/2010, aprovado pelos vereadores no dia 06 de maio de 2010 e sancionado pela prefeita no dia 12 de maio do mesmo ano, autorizando ajuda de custo para o transporte universitário no valor de R$ 20.000,00 mensais.

De posse das cópias do projeto e após ouvirem os discursos dos vereadores, os quais foram aplaudidos após justificarem  que quem deveria estar dando explicações aos estudantes era a prefeita, os manifestantes se dirigiram à prefeitura, para saber o motivo do dinheiro não ter sido utilizado no pagamento dos ônibus, conforme está previsto no projeto.

Após o vereador Nilson Fernandes fazer ligações para a secretaria de Administração, ele informou aos estudantes que o secretário havia autorizado  o pagamento de um mês de ajuda aos ônibus dos universitários. O anúncio do pagamento só confirmou o que os vereadores vinham inistindo em explicar aos universitários: se tem culpado(s) nessa história, certamente não é a Câmara de Vereadores.