quinta-feira, setembro 10, 2009

Alunos, presidentes de associações e vereadores de municípios vizinhos acompanharam a sessão ordinária de hoje

Presidentes de associações dos assentamentos da Chapada

Alunos do Caic

O número de populares que assistem às sessões ordinárias vem crescendo, motivados pelo debate de assuntos importantes para o município. A exemplo do que aconteceu quinta-feira passada, os alunos do CAIC, acompanhados do professor Jorge Luís, acompanharam a sessão de hoje, atentos às discussões levantadas pelos vereadores.

Também compareceram à sessão, os presidentes das associações dos assentamentos de Caiçara, Paulo Canapum, Taboleiro Grande e Góes, situados na Chapada, para fazerem um convite formal aos vereadores para participarem de uma assembléia para discutir assuntos de interesse destes assentamentos.

O ex-vereador de Felipe Guerra, Joel Canela e o vereador Gilson, de Severiano Melo, também compareceram à sessão, numa demonstração de apoio à integração das câmaras municipais da região Oeste, movimento encabeçado pelo presidente da Cãmara de Apodi, João Evangelista.

Vereador Júnior Carlos cobra do executivo iluminação pública


Vereador Júnior Carlos usou a tribuna da Câmara para cobrar do executivo a aplicação dos recursos arrecadados com Contribuição de Iluminação Pública – CIP, antiga TIP, paga pelos consumidores para terem as ruas iluminadas.

Conforme relatou o vereador, a cidade e a zona rural estão às escuras. “Por onde a gente anda, a reclamação é geral. Faltam luminárias nas ruas e isso contribui para o aumento da violência”, alertou o vereador.

Ele adiantou que já procurou a COSERN para tratar do assunto, mas o órgão assegurou que a responsabilidade pela reposição de luminárias é da prefeitura. “Do jeito que está, não dá pra ficar”, reclama o vereador.

Aprovada, em primeiro turno, emenda que reduz o período de recesso parlamentar



Foi aprovada hoje, em primeiro turno, a emenda à Lei Orgânica que modifica a redação do artigo 22 e o Inciso I do artigo 98, alterando o período de recesso do legislativo, que diminui de três para dois meses.

Uma enquete realizada pelo blog, no mês passado, indagava os nossos leitores com relação à diminuição do período de recesso e o resultado foi uma aprovação de 79% dos internautas que participaram da pesquisa.

Atualmente os vereadores têm um mês de recesso em julho e mais dois, em janeiro e fevereiro, contabilizando três meses oficialmente ausentes de sua função, o que se configura em prejuízo para uma legislatura tão atuante .

O projeto foi aprovado por unanimidade no primeiro turno e num prazo de quinze dias será submetido a uma nova votação. Caso se confirme a aprovação, a emenda será promulgada e inserida no texto da Lei Orgânica do município.

Requerimentos aprovados na sessão ordinária, hoje pela manhã


A recuperação da estrada vicinal que,que vai do sítio do Góes até o município de Limoeiro do Norte ligando Apodi ao estado do Ceará, foi a solicitação do vereador Chico de Marinete, através de requerimento. Ele argumentou a perda de emprego dos moradores daquela localidade, que trabalham num projeto de irrigação, mas que durante esse período ficam impossibilitados de chegarem ao local de trabalho, devido as péssimas condições das estradas

O vereador Arnaldo Costa apresentou requerimento solicitando à prefeita Goreti da Silveira, estudos de viabilidade econômica para a instalação de uma sala de informática na escola municipal do distrito de Melancias.

Prefeitura inicia recuperação de estradas

Vereador Paulo acompanha a obra de perto

Prefeita em visita à obra




No distrito de Melancias, numa parceria com o vereador Paulo de Telécio a secretaria de Obras está recuperando uma estrada e a obra está sendo acompanhada pela prefeita Goreti Silveira e pelo secretário Nilson Fernandes.

Os vereadores tiveram uma reunião com secretario Nilson, na qual discutiram a falta de estrutura da secretaria de Obras que tem uma boa equipe de profissionais, mas que não têm condições de desenvolver um bom trabalho.

“Os recursos proveniente dos royalts, poderiam dar essa estrutura ao secretario que está querendo fazer um bom trabalho”, acredita o vereador Chico de Marinete, adiantando que o trabalho de recuperação das estradas vicinais será acompanhado pelos Vereadores em Ação.

Na reunião, também foram discutidas questões referentes à pavimentação asfáltica para a zona urbana que segundo o secretário já existe um planejamento para a execução desse trabalho.