domingo, agosto 02, 2009

Prorrogadas até o próximo dia 09, as inscrições na Plataforma Freire

O Plano Nacional de Formação, lançado pelo MEC, é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação.

Para garantir a matrícula nos cursos oferecidos no segundo semestre de 2009, o professor poderá fazer sua inscrição até o dia 09 de agosto, por meio de um sistema denominado Plataforma Paulo Freire, onde também terá seu currículo cadastrado e atualizado. As inscrições para os demais semestres, até 2011, poderão ser feitas de acordo com a oferta de cursos, disponibilizada no site.

Para a execução do plano, o Ministério da Educação fez parceria com as secretarias estaduais de educação e com 90 instituições públicas e comunitárias de ensino superior. A parceria funciona assim: o professor escolhe o curso e se inscreve; a secretaria de Educação valida o ingresso, e a universidade faz a matrícula. Se tiver mais inscrições que vagas, a universidade faz uma seleção, que pode ser por sorteio.

O plano prevê ingressos em cinco semestres: segundo semestre de 2009, primeiro e segundo de 2010, primeiro e segundo de 2011. No conjunto, são 330 mil vagas exclusivas para professores no exercício do magistério em escolas públicas.