quinta-feira, agosto 19, 2010

Ângelo criticou promessa feita à comunidade do Bico Torto




Em seu discuso, Ângelo disse ter participado das comemorações da festa da capela do bairro Bico Torto e que conversando com as pessoas da comunidade, tomou conhecimento que mais uma vez, a prefeita prometeu algo que não cumpriu.

"Ela prometeu  que este ano, a festa seria realizada com o pátio da igreja pavimentado. É mais um ano que se comemora a festa da padroeira daquela comunidade, na areia e em meio ao matagal", ironizou o vereador.

O vereador disse que são pequenos problemas, mas de grande importância para aquelas pessoas. "Será que vamos conviver com uma administração que só faz prometer e enganar o povo apodiense? Ela deveria ter mais respeito por esse povo trabalhador", criticou Ângelo.


Nilson pede união do legislativo para resolver problema do Correios



O vereador Nilson Fernandes fez um relato do problema da falta de estrutura e de atendimento da agência dos Correios de Apodi,  uma das empresas mais idôneas do país. Peço aos colegas que juntos tomemos algumas decisões para tirar o órgão dessa situação que vem prejudicando os cidadãos apodienses", disse.

Nilson solicitou que através de requerimento, o diretor do Correios do RN,  Roberto de Luva Pedrosa, venha a  Apodi ou receba os vereadores em Natal,  para discutir com o legislativo sobre a falta de estrutura física e a escassez de funcionários.

As agências dos Correios se tornou pequenas agências bancárias, mas não dispõem de tecnologia e nem de espaço físico para abrigar e entregar compras feitas pela internet, através do PAC, porque o órgão dispõe apenas de uma bicicleta para a entrega das encomendas", destacou Nilson.

O vereador falou ainda que um município do porte de Apodi, conta apenas com dois carteiros para  para  fazer todo o serviço. "Tem bairros distantes, como o Bacurau II, que não dispõem de entregas domiciliares e as cartas são entregues a qualquer cidadão que se apresente para recebê-las", denuncia o vereador, pedindo o apoio de todos para resolver o problema.


Evangelista falou da emoção vivida em festa de aniversário realizada por amigos e funcionários da Câmara





O presidente da Câmara, Evangelista Menezes, iniciou o seu discurso parabenizando o Grupo de Jovens Sagrado Coração de Jesus, do Sítio Rio Novo, que estava no plenário, para convidarem os vereadores a participarem da festa de padroeiro daquela comunidade.

Em seguida, Evangelista se deteve a falar sobrea emoção vivida na festa em comemoração ao seu  aniversário, na segunda-feira, organizada pela família deDécio, na comunidade de Sororoca, à qual compareceram cerca de 300 pessoas, entre funcionários da câmara, familiares e representantes de comunidades.

"Nunca fiz festa de aniversárioe ao chegar de Natal, me deparei com uma grande homenagem, com representantes de várias comunidades que foram me desejar boa sorte e felicidades pelo caminho escolhido, não só por mim, mas pelo grupo que represento politicamente", relatou Evangelista.

Evangelista disse ter aproveitado o momento emocionante para dizer que apesar de ter todos aqueles amigos, a política proporciona inimigos, muitas vezes por motivos banais. "Tentei ao longo desse mandato não ter inimigos, mas isso é inerente à política. Só podemos respeitar e aprender a conviver com isso", ressaltou.

O vereador contou que aproveitou também para pedir o apoio e a compreensão de todos. "As injustiças acontecem com todas os políticos, envolvendo o nosso lado pessoal, apesar de sermos cidadãos comuns, com dissabores e falhas em muitos momentos, mas foi um grande presente de aniversário", finalizou.


Chico de Marinete falou sobre a importância da realização da Caprifeira




O vereador Chico de Marinete destacou no seu discurso a realização da Oeste Leite que aconteceu no final de semana passado e da participação de pessoas que não fazem parte dessa atividade produtiva, mas que se identificam com a caprinocultura.

"Fiquei muito feliz em ver produtores apresentando seu trabalho, pois essa atividade é o meio de sobrevivência de muita gente", disse Chico, ressaltando a sua identificação com as atividades ligadas à caprinocultura.

Emocionado, o vereador também relatou os  momentos de tristeza no evento, por faltar sentir falta de três grandes homens que sempre participavam desse evento: Benevides, Chico de Zé do Leite e Luís Pamplona.

Ao final do discurso, disse estar vivenciando uma coisa muito boa que é a eleição de 2010. "Tenho visitado  muitas residências nesta camapanha e quero agradecer por ser tão bem recebido pelas famílias apodienses".


LDO para o exercício de 2011, é aprovada

Hoje pela manhã, a câmara aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 018/2010 que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da lei orçamentária do Município de Apodi para o exercício de 2011.

As prioridades e metas da administração municipal deverão ser compatíveis com o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2010-2013 , cujas diretrizes  estão definidas em programas integrados de forma articulada em eixos estruturais, que são:

- Desenvolvimento Sustentável
- Democracia
- Inclusão Social
- Infraestrutura
- Governo Empreendedor
- Governo Educador
- Governo Humano e Solidário
- Governo de Oportunidade e Qualidade

Câmara aprova projeto de crédito suplementar para programa no Assentamento Aurora da Serra




Por unanimidade, a Câmara aprovou o projeto de Lei  020/2010, de autoria do Poder executivo, que dispõe sobre autorização do legislativo para abertura de Crédito Adicional Especial até o limite de R$ 44.188,84 (quarenta e quatro mil cento e oitenta e quatro reais e oitenta e quatro centavos).

Trata-se da contrapartida do município, que corresponde a 10% do valor de um projeto que o INCRA desenvolverá no Assentamento Aurora da Serra, que tem a seguinte dotação orçamentária:

02.Poder Executivo
0205 - Secretaria Municipal de Agriculuta e Recursos Hídricos e Meio Ambinte
0003 - Gestão do Poder Executivo
1.094 - Programa de Assentamento Aurora da Serra
28. Operações Especiais
400000 - Despesas de Capital
440000 - Investimentos
445000 - Transferência a Instituições Privadas Sem Fins Lucrativos
445042 - Auxílios.................................................................................................R$ 44.188,84

Requerimento de Ângelo é aprovado por 5 votos a 2


 


Por 5 votos a 2,  foi aprovado o requerimento de autoria do vereador Ângelo Suassuna que pede esclarecimentos do Poder Executivo sobre material elétrico comprado pela prefeitura. Votaram contra, Arnaldo Costa e Nilson Fernandes e o vereador Júnior Carlos estava ausente.

Veja requerimento:

Estado do Rio Grande do Norte

CÂMARA MUNICIPAL DE APODI

CGC (MF) 08.545.949/0001-89 – CEP 59.700-000

Rua Ademar Leão da Silveira, 190 - Betel – Apodi-RN – FONE (84) 3333-2138


REQUERIMENTO N.º038/2010

Do senhor Vereador Ângelo Suassuna.

                                                                Requer do Executivo Municipal os esclarecimentos aqui expostos.
Senhor Presidente:

Requeiro a Vossa Excelência, nos termos do inciso IX do art. 113 do Regimento Interno desta Casa, e com base no art. 43, inciso XII da Lei Orgânica Municipal, que ouvida a Mesa e o Plenário, seja solicitada a Prefeita Municipal para enviar a esta Casa Legislativa as seguintes informações a cerca de compra de material elétrico:

1 – Copias de notas fiscal e recibos de todo o material adquirido no ano de 2010 ;

2 – Copias do processo licitatório;

3 – Relação das localidades onde os mesmos foram utilizados.

JUSTIFICATIVA EM PLENARIO.

Sala das Sessões, em 19 de agosto de 2010.

Antonio Ângelo de Souza Suassuna

VEREADOR–PV