terça-feira, agosto 04, 2009

Neste momento, o presidente da Câmara, João Evangelista, acompanhado do vereador Paulo de Telécio, de Lauro Maia e do presidente da ADSERER, Rosibério Dias, participa de uma reunião na SETAS – Secretaria de Trabalho e Ação Social, com o secretário Fabian Saraiva, para discutir políticas públicas para o município de Apodi.

Voltamos com mais informações.

Presidente da Câmara confirma Feira de Negócios em Apodi

Agora à tarde, o presidente da Câmara, João Evangelista e o vereador Paulo de Telécio, acompanhados do presidente da ADSERER, Rosibério Dias e de Lauro Maia, participaram de uma reunião na SEDEC - Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, com o secretário adjunto, José Rufino para confirmar a realização da III Feira de Negócios do Médio Oeste, em Apodi, no mês de setembro.

A Feira, que nos dois anos anteriores foi realizada em Caraúbas, agora acontecerá em Apodi, em parceria com a III EXPOEG. O coordenador da Feira de Negócios, Otomar Lopes também participou da reunião e garantiu será um grande evento. Na próxima quarta, eles se reunirão para definir a data, que deverá ser do final de setembro para o início de outubro.

Vereadores em Ação querem saber quando funcionará a Secretaria da Mulher


Há alguns meses, a Câmara aprovou projeto criando a Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial, mas até o momento, ela não está funcionando. Como vemos, a placa de identificação do local onde a mesma funcionará, já foi colocada num imóvel de propriedade da família da prefeita Goreti Silveira. Resta saber quando estará atendendo e quem é o secretário (a) da pasta, porque ainda não houve nomeação.

Sociedade Civil do Distrito de Soledade apresentará seis emendas à LDO

As onze prioridades discutidas em reunião no dia 18/07/09, no distrito de Soledade, foram compiladas em seis emendas, que serão apresentadas a LDO.

Durante a semana que passou foram feitos contatos com alguns vereadores, com o objetivo de viabilizar a apresentação das emendas. Os contatos ficaram a cargo dos ex-vereadores Ailton Tenório, Geraldo Targino e Eilson Targino, já temos vereadores interessados em assinar as emendas. Independente disso, nos próximos dias serão coletadas assinaturas dos eleitores em um abaixo-assinado que seguirá anexo às referidas emendas.

Serão seis emendas aditivas ao projeto de lei Nº. 024/2009, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias do Município de Apodi para o exercício de 2010. A expectativa é de que mais de um vereador assine as emendas, mas não está descartada a apresentação através de iniciativa popular, fulcrado no Art. 14 da Constituição Federal e Art. 10 da Constituição Estadual e ainda art. 52 da Lei Orgânica do Município.
As emendas foram confeccionadas abordando os seguintes temas: Incentivo ao cooperativismo, através de Arranjos Produtivos Locais (soluções para a produção da cal e agricultura familiar), Qualificação a oferta turística através de zoneamento da APA do Lajedo e urbanização do olho d’água (soluções de incentivo ao turismo histórico), Aumento da oferta de vagas do Ensino Fundamental e Transporte Escolar (soluções para a educação do distrito e adjacências) e Qualificação profissional de mão-de-obra direcionado ao setor petrolífero com incentivo dos recursos de Royalties de Petróleo. (Geração de emprego).

A expectativa é de que possamos incluir todas as emendas, considerando que a maioria são reivindicações antigas e se referem a Direito público subjetivo, isto é, aquele pelo qual o titular do direito pode exigir direta e imediatamente do Estado o cumprimento de um dever. Estamos mobilizando a comunidade e levaremos uma grande caravana à Câmara Municipal no dia da votação da LDO.

Por Vandilson Targino
Fonte: Apodibaixodopano
Nota do Blog:
Os vereadores apóiam a iniciativa da comunidade de Soledade e estudarão a possibilidade de acrescentar estas emendas, assim como as que possam ser apresentadas por outras comunidades.