quinta-feira, abril 08, 2010

Vereador pede esclarecimentos sobre prestação de contas do abatedouro municipal



O vereador Ângelo Suassuna usou a tribuna para agradecer, em nome da comunidade do Rio Novo, ao médico José Pinheiro, pela disponibilidade em atender aos moradores daquela localidade. Ele também apreveitou para informar que a câmara recebeu a prestação de contas do abatedouro, solicitada por Genivan Varela. "Parece mais um caderno de bodega. Não especifica os gastos de maneira detalhada e refere-se apenas a um mês de despesas", diz Ângelo, pedindo mais respeito ao legislativo.


Vereador cobra ações com recursos da prefeitura




Na sessão de hoje, o vereador Júnior Carlos questionou o fato da prefeita só divulgar na imprensa benefícios que são concedidos através de programas que são do Governo Estadual ou Federal. “Queria que ela anunciasse ao menos uma obra que fosse com recursos do município, pois já se passaram um ano e quatro meses de mandato e nada foi feito com recursos próprios”, avaliou.

Ele citou a entrega de mudas de cajueiro, alardeado na imprensa hoje, quando essa distribuição poderia acontecer diariamente, se o viveiro de mudas não tivesse sido destruído na sua administração. “Se tivesse o viveiro, qualquer filho de Apodi poderia ir lá e pegar a muda; não seria uma ação isolada”, observou.

O vereador também solicitou, através de requerimento verbal, a doação de vacinas contra febre aftosa, através da secretaria de agricultura para os criadores que têm de 25 reses abaixo, o que segundo ele já acontece em outros municípios, beneficiando o rebanho.

Vereador solicita limpeza do cemitério Parque da Saudade




Através de requerimento verbal, o vereador Hélio Machado pediu ao secretário municipal de Obras para fazer a limpeza do cemitério da capela do cemitério que ainda está com a sujeira do dia de Finados, bem como o mato e o carrapicho que estão tomando de conta dos túmulos. "As famílias é que estão fazendo a limpeza dos túmulos", completa.


Paulo de Telécio reclama de serviço feito por empresa de Agostinho Pinto


 

O vereador Paulo de Telécio, usou o pequeno expediente da sessão para reclamar do serviço de péssima qualidade feito pela empresa de Agostinho Pinto nos bueiros que ficam localizados na Ponta, que deveriam ter sido recuperados, mas segundo ele está prejudicando o percurso dos moradores daquela localidade.   “Se a empresa dele não tem condições de fazer o serviço, não assumisse a obra” , reclamou.

Apodi ganhará pólo da Universidade Aberta do Brasil

Em portaria publicada no último dia 30, assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, foi autorizado a implantação de mais quatro pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Desta vez serão contemplados os municípios de Parelhas, São Gonçalo, Touros e Apodi.

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância.

A Deputada Fátima Bezerra que vinha acompanhando essas demandas junto ao MEC comemorou mais esta conquista para o RN, no campo da Educação. “Assim como São Paulo do Potengi, as cidades de Parelhas, São Gonçalo, Touros e Apodi, serão contempladas com pólos da UAB”, disse a parlamentar.

A UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

Rodrigo Freire