quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Vereadores irão ao secretário Estadual de Saúde relatar situação do Hospital Regional de Apodi



"O problema do Hospital é falta de gestão. É inadmissível que o mesmo não tenha uma ambulância", criticou  Júnior Souza propondo aos vereadores agendarem uma audiência com o Secretário Estadual de Saúde, para exigir providências a fim de melhorar o atendimento.


" Estamos debatendo a forma como o  hospital vem sendo administrado há sete anos. Não é nada pessoal, mas um órgão cuja gestora mora em outro município, não pode funcionar bem", frisou Júnior Carlos.


“O hospital de Apodi não funciona. A diretora não admite que a situação está caótica, mas não podemos fingir que nada está acontecendo. Ninguém está querendo cargo de direção, queremos apenas que a administração seja eficiente. Não se admite mais a forma como o hospital está funcionando", disse João Evangelista.


. " A situação do hospital é triste", lamentou Genivan Varela, lembrando que a diretora do órgão foi à imprensa para dizer defender a goernadora. De quem seria então a culpa pelo péssimo funcionamento do Hospital? Questiona.



"Não estamos querendo tirar cargo de ninguém. Isso compete à governadora e ela pode colocar quem quiser, mas queremos exigir competência de quem ocupa esses cargos e que eles não sejam dados apenas por conveniência política", avaliou Chico de Marinete.


"Não se admite que a diretora do hospital, há sete anos à frente daquela entidade, não tenha feito nada pela saúde da nossa população, deixando o órgão chegar nas condições que se encontra", lamentou Ângelo Suassuna.


"Ficamos tristes quando vemos as boas condições de outros hospitais, de menor porte que o de Apodi e atendendo bem aos pacientes", relatou Paulo de Telécio


"Se o hospital está funcionando mal, a culpa é da Governadora que não dá condições de funciomento. Só faz prometer e até agora não vimos essas promessas serem cumpridas", defendeu Arnaldo Costa.


"A situação do hospital é ruim, mas poderia ser pior, caso a diretora não atendesse umas 300 pessoas por semana", disse Hélio Machado.


Os debates da sessão ordinária de hoje, foram todos voltados para a situação caótica em que se encontra o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, o que motivou os vereadores a solicitarem uma audiência com o Secretário Estadual de Saúde para relatar as condições em que se encontra a saúde do município, que depende basicamente desse atendimento.

A idéia partiu de Chico de Marinete, na sessão passada, quando o mesmo relatou indignado, a morte de um paciente que depois de peregrinar por mais de uma hora, entre o hospital e a maternidade Claudina Pinto, faleceu dentro do carro do vereador, sem que uma ambulância ou um médico fossem colocados à sua disposição.

Na sessão de hoje, o pedido foi reforçado pelo vereador Júnior Souza que pediu a união dos vereadores para lutar por melhorias no Hospital, sem levar em conta que está administrando o mesmo. Ficou decidido que os vereadores farão um documento reivindicatório e irão á governadora relatar o descaso em que se encontra o hospital, exigindo providências urgentes.




4 comentários:

Anônimo disse...

O nome disso é incompetencia!

Funcionario(PMA) disse...

É engraçado uma coisa, os vereadores a favor de melhorias do hospital só Helio e Arnaldo contra.Só assim o povo ver quem tá contra e a favor de melhorar a situação do hospital de Apodi.

funcionario disse...

junior souza,que autoridade tem voce para falar de um hospital do estado,onde voce teve uma coodenação estadual de saude(KLINGER),um governo por dois mandatos(GARIBALDE),funcionava pior,sel eletrocardiograma,sem maquina de ultra,sem telefones em setores,faltava medicos tambem,ambulancia ,etc,e porque voce com prefeito nas maos nunca denunciou nada,porque junior?os vereadores em ação podem denunciar porque tem credibilidade para isso,agora voce...é uma piada,porque não denuncia o descaso da saude do municipio,onde era para comportar 15 PSF e só tem tres completos funcionando,a falta de medicamento no sesp e caps,denuncie não junior,pois voce poderá perder seu CANTINHO.

Irani Benicio disse...

Quero parabenizar os vereadores que estão indo rumo ao secretário de saúde do estado em busca da moralização do HRHMM.
O nosso hospital está entregue às baratas, no que tange ao atendimento, tanto por parte dos médicos (há algumas exceções) quanto dos funcionários (com raras exceções).
No ano passado eu fiz duas denúncias à Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte acerca do atendimento naquela unidade hospitalar. A primeira dizia respeito ao descaso com os pacientes que chegam ao hospital e são atendidos igual aos fregueses de budega: "o médico não olham nem para o paciente"; isso foi em fevereiro/2009; e a segunda foi em Maio/2009, quando fui surpreendido por uma forte crise de coluna, procurei o hospital às 9:00hs da manhã, e o que o atendente me informou foi que o médico plantonista não havia chegado. O mais interessante é que já havia aproximadamente umas 40 pessoas esperando, entre elas crianças; eu vim embora e só no final do dia me dirigi novamente àquela unidade, pois não suportava mais. Além de não encontrar o médico pela manhã, ainda tive que esperar 20 minutos pelo médico à noite para que ele viesse me atender e passar um medicamente que foi igual a água com açúcar.
Esperar 20 minutos por um médico quando ele está visitando os pacientes ou atendendo no consultório, não dá para ninguém reclamar, mas quando o médico está no apartamento e para que ele venha é necessário que um dos pacientes se dirija até a sua porta para chamá-lo, isso é uma VERGONHA.
Não era só eu que estava doente, dentre as 6 pessoas que estava aguardando, havia uma senhora com mais de 60 anos que estava passando mal.
Resultado desse atendimento? Se eu quis melhorar, procurei o Pr. Jerônimo, que não é médico mas passou um medicamento que ajudou-me a esperar que aquele médico fosse embora para que pudesse procurar outro atendimento, o que aconteceu.
O médico seguinte, da segunda-feira, foi excelente, atendeu-me super bem, inclusive me examinando, e resolveu o meu problema.
Vale salientar que na minha primeira e segunda denúncias eram médicos distintos.
Após 3 meses da primeira, e 8 meses da segunda denúncia a ouvidoria entrou em contato comigo para saber mais sobre cada denúncia, e até agora, nada.
Espero, junto com a população apodiense, que vocês conquistem melhorias para o nosso hospital, e que repassem para nós, a sociedade, o que estão requerendo e o que conseguiram.
NÃO AGUENTAMOS MAIS.
SOCORRO!