terça-feira, dezembro 15, 2009

Estudos ambientais serão discutidos em audiência pública






APODI - Representantes de vários segmentos da sociedade organizada apodiense vão participar na manhã desta quarta-feira, 16, na Casa da Cultura Popular de Apodi Escritor Walter de Brito Guerra, de uma audiência publica para discutir os estudos ambientais do projeto de irrigação da Barragem de Santa Cruz para a Chapada do Apodi, que acontece às 9h.


A organização da audiência publica ficou com a Prefeitura do Apodi via Secretaria de Agricultura e Irrigação, que já enviou convite para cerca de 200 representantes de entidades e autoridades do município e região.

Além das autoridades de Apodi, a audiência pública ainda contará com a presença de diretores e engenheiros do Instituto de Desenvolvi mento e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), e o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Elias Fernandes Neto, Ministério Público, prefeita Goreti Silveira Pinto, dentre outras autoridades.

As obras do projeto de irrigação das terras da Chapada do Apodi estão caminhando para se tornar realidade. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) estão em fase de conclusão e serão apresentados durante a audiência que acontece nesta terça-feira em Apodi.

A previsão é que as obras de implantação do Projeto de Irrigação de Santa Cruz sejam iniciadas no primeiro semestre de 2010. Essa obra será bancada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, terá três mil hectares em sua primeira etapa, com recursos programados no valor de R$ 150 milhões.

O projeto foi viabilizado com a construção da barragem Santa Cruz, garantindo o fornecimento de água para o empreendimento que aproveitará solos de elevado potencial para a agricultura irrigada, devendo proporcionar a oferta de produtos agrícolas de alto valor agregado e a geração de 10 mil empregos, entre diretos e indiretos.

A obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo Governo Federal, atendendo pleitos do senador Garibaldi Alves Filho e deputado federal Henrique Eduardo Alves, que trataram do importante projeto diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a realização da primeira etapa do projeto de irrigação serão garantidos dez mil empregos diretos, número que garantirá o início da redenção econômica de toda a região da Chapada do Apodi.

A barragem de Santa Cruz terminou de ser construída em dezembro de 2001 e foi inaugurada dia 11 de março de 2002. Só perde em tamanho para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Assu. A barragem foi construída em parceria entre os Governos do Estado e Federal e conta com uma capacidade de reserva da ordem de 600 milhões de metros cúbicos que contam com um potencial de irrigação de 9.236 hectares na Chapada do Apodi e capacidade de impulsionar a fruticultura irrigada no Vale do Apodi.

A prefeita de Apodi, Goreti Pinto, está bastante otimista com a inclusão do projeto de irrigação das terras apodienses no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para a edição de 2009. "Graças ao apoio do nosso senador Garibaldi, deputado Henrique Alves, a nossa Chapada do Apodi se transformará em um celeiro de oportunidades para os nossos produtores rurais", comemora Goreti Pinto, que sempre tem viajado a Brasília em busca de recursos federais e cobrado empenho da bancada federal.

Gazeta do Oeste.

Um comentário:

eng. agronomo disse...

começam a tentarem enrolar o povo,nada fazem ,nada trazem para apodi e agora o que é da transposição,obra que se todos eles estivem mortos viria para a chapada de qualquer forma,pois asmelhores terras ferteis do mundo,nunca poderia ficar fora da transposição,isso é brincadeira.