sexta-feira, abril 09, 2010

Acompanhe sequência de trapalhadas envolvendo a promulgação da Lei 635/2010




Na última segunda-feira, os Vereadores em Ação se reuniram para analisar o Projeto de Lei n°. 007/2010, enviado pelo Poder Executivo, que trata da formação de um consorcio, para instalação do SAMU em Apodi e região.

Após análise do projeto, a Comissão de Justiça e Redação propôs uma emenda modificativa/supressiva, modificando o texto que altera basicamente o início, que ao invés de usar o termo “Fica ratificado”, usa “Fica autorizado ratificação”, por questões legais.

O Projeto de Lei foi  aprovado com a modificação e enviado ao executivo, para ser sancionado e se transformar em lei. Acontece então o primeiro equívoco da equipe jurídica da prefeita, que sancionou o Projeto de Lei e não a Lei.

Ao ser enviado à câmara, a assessoria jurídica percebeu o erro e enviou ofício à prefeitura, solicitando a sanção e promulgação da Lei e não do Projeto de Lei, além de orientar as condições básicas para isso, como o papel com timbre do órgão.

O Projeto de Lei foi então devolvido, para ser sancionado de forma legal. Desta vez, a prefeita desconsidera o termo alterado pela comissão e aprovado pelos vereadores, e sanciona a Lei 635/2010 com o texto original.

Em seguida, envia cópia da Lei à câmara, quando deveria enviar o texto original. E o pior ainda viria: após a denúncia do presidente da câmara do ato arbitrário da prefeita, ela reconhece o erro e republica, no dia seguinte, o texto com a alteração feita pela comissão.

Os vereadores solicitaram à assessoria jurídica um parecer sobre o caso, que promete ainda render muito debate, já que o mesmo provocou uma reação de indignação no legislativo, que mais uma vez foi desrespeitado pelo executivo.

Veja ofício no qual o executivo reconhece o equívoco (?) que poderá ter conseqüências muito sérias para a prefeita Gorete Silveira. Voltamos com mais detalhes.


Ofício n°. 019/10 - GPA                                                    Apodi /RN, 06 de abril de 2010

Excelentíssimo Senhor
João Evangelista de Menezes Filho
MD. Presidente da Câmara Municipal de Apodi,
                                   

                            Venho por meio deste reportar-me a esta Casa Legislativa, no intuito de elucidar um equívoco na interpretação do Projeto de Lei n°. 07/2010, ao ser sancionado pela Excelentíssima Prefeita. Pedimos então desconsiderar e devolver a cópia da Lei n°. 635/2010, enviada a esta casa através de ofício n°. 017/2010, de 06 de abril de 2010.

                           Neste momento e no intuito de elucidar qualquer dúvida, envio nova cópia da referida lei, após as devidas correções e nos comprometemos em republicá-la com a maior brevidade possível, de acordo com a decisão plenária deste Poder Legislativo.


Tibúrcio Marinho da Costa
Sub-Chefe de Gabinete

5 comentários:

Anônimo disse...

eita acessoria bos, mas não podia ser difrente são os mesmos de do mandato passado. Parabens vereadores pela acessoria de voces. dr. expedito e o rapaz de severiano melo o elano, que no inicio achei que voces tinham errado em trazer um cara de fora, mas hoje pelo que percebo e escuto falar ele tambme é muito bom e entende do babado. ai gorete por que voce não faz o mesmo?

Alexandre disse...

Gente isso é crime.

vereadores parabens pela transparencia em expor esse tipo de trabalho sem noção da prefeita Gorete pode pergunta a ela sobre oa ssunto em questão não sabe de nada.

Anônimo disse...

Muita coragem desses vereadores em mostrar um absurdo desses.

julio disse...

parabens vereadores realmente do povo,defensores de um unico mandato,porem voces merecerão a reeleição,mais a prefeita gorete a qual votei.meus amigos ainda não disse para que veio,será que ela ainda não se conscientizou das responsabilidades que tera de responder no futuro,como é triste ,vereadores e a cpi dos royaldes,terminou no lixo?

marluce disse...

angelo,genivam ,chico e meu futuro vereador junior carlos(FUI EX ARNALDO),evangelista o maestro e o restante que defendem o povo,coloquem tudo no ministerio publico,pois apodi esta em abandono geral.